Atendimento médico dentro e fora do campo é assunto no Curso do Comitê Médico da FPF

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O 1º curso do Comitê Médico da Federação Paulista de Futebol (FPF) ocorreu na sede da entidade. Profissionais do departamento médico dos clubes das Séries A1 e A2 acompanharam palestras sobre aspectos do atendimento médico dentro e fora do campo.

Responsável pelo Departamento Médico da FPF, o Dr. Jorge Pagura comentou sobre as primeiras palestras, que abordaram temas do atendimento médico durante os eventos esportivos. “Essa primeira parte é importante. Parece que a gente tinha combinado, mas infelizmente justo depois do que aconteceu ontem, que é o problema de segurança nos estádios, e atendimento médico dentro e fora das quatro linhas”, disse lembrando o triste episódio ocorrido no domingo em Joinville (SC) envolvendo torcedores do Atlético Paranaense e do Vasco.

Outros temas abordados durante essa primeira parte do curso foi sobre o departamento médico, desde a sua formação até a importância dos médicos durante as viagens com as delegações. “Faz parte do primeiro módulo. Agora já mostramos como se organiza um departamento médico, os problemas com atendimento dentro do campo, em que abordamos a mala de atendimento, e agora o José Sanchez (médico do São Paulo) com a questão das viagens”, resumiu Pagura.

O responsável pela formação do comitê também enalteceu os palestrantes presentes. “O nível dos palestrantes é muito alto. Aqueles que realmente têm uma experiência maior e que tenham um tipo de abordagem, que passe para todo mundo os problemas vividos. Isso só vem fortalecer o comitê e mostrar a importância dele”, avaliou.

O 1º curso do Comitê Médico da FPF é realizado nesta segunda e terça-feira, das 8h às 18h. O evento visa dar uma melhor formação para profissionais dos departamentos médicos dos clubes através de palestras e aulas práticas.